TAHOE ACES: O MAIOR REVEZAMENTO DO MUNDO

Visão de parte da corrida na estrada ao redor do Lake Tahoe. Foto: Divulgação.

TAHOE ACES: O MAIOR REVEZAMENTO DO MUNDO. No próximo mês de agosto, três locais de Lake Tahoe irão se juntar para um desafio inédito. Um revezamento incluindo as três modalidades do triathlon cobrindo a maior distância possível ao redor do lago.

Leonardo Loques (BRA), Ryan Parker(EUA) e Alexandre Haikal (BRA), como todo residente, não se cansam de admirar as paisagens do lago norte americano. Este ano eles resolveram combinar esse sentimento com a paixão pelos esportes que praticam numa forma de explorar ao máximo o que a região tem para oferecer, e quem sabe, chamando a atenção de atletas de endurance do mundo inteiro.

Os três amigos preparando-se para o desafio. Foto: Divulgação.

Tudo começou no ano passado, quando Alex correu 77 milhas ao redor do lago como forma de celebrar seu retorno a Lake Tahoe depois de 11 anos. Ele tinha na bagagem algumas maratonas, incluindo Boston. Aproveitando o inverno seco de 2018, Alex realizou seus treinos nas estradas durante os primeiros meses do ano. Em maio, sua missão foi concluída com sucesso e isso inspirou Leo a continuar com seu projeto de atravessar o lago nadando junto com o experiente nadador Roger Collins.

Dois meses depois, quando Alex pediu à sua gerente um dia de folga para fazer parte do time de apoio de seu amigo, ela perguntou: “Que tipo de pessoas são vocês? Você só anda com casca grossa?” Essa questão logo despertou a ideia de fazer uma especie de competição para juntar outros “malucos” da região que poderiam se interessar pelo mesmo desafio. Mas com a corrida e a natação, faltava incluir o ciclismo, numa distância compatível, que também “abraçasse” o lago.

Lake Tahoe presenteia todos com belas imagens. Foto: Divulgação.

A primeira ideia seria completar toda a volta ao redor do Tahoe pela rota das montanhas, o que depois se mostrou impossível, devido à proibição do uso de bicicletas em boa parte das seções da Tahoe Rim Trail. A solução foi adicionar mais uma habilidade. A parte de mountain bike passou a ser a maior e o restante teria que ser feito pelo asfalto, trocando de equipamento para uma road bike.

Ryan Parker foi, então, o convidado a fazer parte do time, como amigo e mountain biker de grande habilidade. A única tarefa restante seria convencê-lo a familiarizar-se com uma road bike durante esse verão. Ryan é um viciado em desafios e logo comprou a ideia! Coube a ele fazer toda a pesquisa sobre o percurso, pedalando cada trecho para fazer as devidas medições e ter certeza do nível de dificuldade e segurança.

Com o time completo, foi definida uma data para a competição. Ou quase isso. Sabe-se que a água do lago atinge suas temperaturas mais altas no final de julho e começo de agosto, mas a janela de dias varia a cada ano. Isso deve ser levado em consideração, já que no meio do lago a água é ainda mais fria e condições extremas podem inviabilizar a natação, que deve ser feita sem o uso de wetsuits, seguindo as regras da Lake Tahoe Marathon Swimming Association.

Com o longo e rigoroso inverno deste ano (2019), a janela para realização da prova passou para segunda ou terceira semana de agosto. Enquanto isso, o trio fica de sobreaviso, aprimorando os treinamentos.

A prova acontecerá em 3 dias seguidos. No primeiro, 12 milhas de natação atravessando toda a largura do lago. No segundo dia, a mountain bike começa em Mt. Rose, passa pelo Star Lake, somando 55 milhas em Cold Creek. Lá acontece a troca de equipamento e, já a bordo da road bike, o percurso segue pela Black Bart Ave. até a Hwy 50, completando a circunferência do lago com mais 50 milhas em sentido horário na estrada até Incline Village. Para finalizar, 75 milhas de corrida, começando e terminando na Stateline, no terceiro dia.

Leo, Ryan e Alex acreditam que a Tahoe Aces tem o potencial de se tornar uma grande evento de endurance em breve. Nesta primeira edição, o trio tem o amor ao esporte como a maior motivação para fazer a competição acontecer. É difícil pensar em algum outro lugar no mundo tão bonito e tão propício para a realização de um desafio como esse. Lake Tahoe tem uma magia especial, é natural imaginar atletas de todas as partes vindo pra cá bater suas marcas. E, quem sabe um dia, ver alguém se propondo a fazer as 3 modalidades e se tornando o maior “Ás de Tahoe” de todos os tempos.


COMPARTILHAR