Penúltima etapa do Troféu Brasil de Triathlon aquece disputa pela liderança da competição

Briga pela ponta deverá ser acirrada entre os profissionais. Foto: João Pires / SantosPress Comunicação

Penúltima etapa do Troféu Brasil de Triathlon aquece disputa pela liderança da competição

O Troféu Brasil de Triathlon ocorre no próximo domingo (08/10), na praia da Aparecida, em Santos, com largada prevista para as 7h30

A quarta e penúltima etapa da 27ª edição do Troféu Brasil de Triathlon promete esquentar a briga pela ponta da tabela da classificação geral entre as diversas categorias na disputa. A prova, que ocorre no próximo domingo (08/10) na praia da Aparecida, entre os canais 5 e 6, em Santos (SP), deverá promover embates interessantes no masculino e feminino, com os atletas percorrendo as distâncias Olímpica (1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida) e Amador Short (metade dessas distâncias).

Entre os profissionais, o atual líder do certame, Henrique Siqueira, tentará segurar o campeão da última etapa, o santista Marcus Fernandes, que pretende embalar mais uma vitória para ultrapassar o brasiliense na classificação geral. Outro atleta que chega para brigar pelas primeiras colocações é o paulistano Fernando Toldi, vencedor da segunda etapa da competição, mas que acabou ficando de fora da última, pois estava se recuperando de uma fratura no braço.

Entre as mulheres, a santista Fernanda Garcia pretende voltar ao topo do pódio. Ganhadora das duas primeiras etapas, Garcia acabou ficando na segunda colocação na última prova, atrás da brasiliense Nayara Lunieri, que faturou sua primeira conquista no Troféu Brasil. As triatletas Bruna Cangini e Mariana Penatti também são aguardadas na disputa, que também terão as participações de atletas nas categorias amadores, com destaque para as novas: militar (até 39 anos e mais de 40 anos) e olímpico (65 anos mais).

A programação oficial do evento começa no sábado (07/10), com o Simpósio Técnico e Expo Troféu Brasil, entre 13h e 19h na sucursal da Porto Seguro, localizado na Av.: Francisco Glicério, 557, Pompéia. Também haverá a chance final de inscrições para etapa, com vagas para profissionais e amadores, assim como nas categorias militar, amputado com prótese, amputado sem prótese, deficiente visual, cadeirante, bi amputado, amputado membro superior, entre outros.

No domingo (08/10), dia da prova, a preparação começa às 6h15, com numeração e entrega das bicicletas na área de transição, em frente à Etec Escolástica Rosa, na Av. Bartolomeu de Gusmão, entre os canais 5 e 6. Os atletas profissionais e da categoria Amador Olímpico farão a marcação das 6h15 às 8h30. A largada da distância Short ocorre a partir das 7h30 e da Olímpica, às 8h40. A premiação está prevista para as 11 horas.

A etapa também terá o incentivo aos atletas participantes em prol da Campanha Outubro Rosa, que conscientiza sobre o combate do câncer de mama em todo o Brasil. “Achamos importante a conscientização de todos, inclusive dos atletas em favor da campanha. Com isso, cumprimos uma obrigação como sociedade em levarmos informação às pessoas”, diz Almeida.

O 27º Troféu Brasil de Triathlon é uma realização NA Sports, com o patrocínio de Gatorade e Santaconstância e apoio de Porto Seguro Cartões e AquaSphere. Colaboração: Sabesp, Secretaria Municipal de Esportes de Santos (SEMES), Governo do Estado de São Paulo, Hospital São Lucas, Porto de Santos e Museu Pelé. Divulgação: Sistema A Tribuna de Comunicação, Revista TriSport, Funf Sport e SantosPress Comunicação. Supervisão: Associação Brasileira de Triathlon.

COMPARTILHAR