Mario Mola e Alarza colocam a Espanha no topo do triathlon mundial

Foto: Delly Carr/ITU Media.

COM A QUINTA E A NOVA POSIÇÃO DE MARIO MOLA E FERNANDO ALARZA NO 2016 ITU WTS GRAND FINAL COZUMEL NESTE DOMINGO A ESPANHA CONQUISTOU A PRIMEIRA E A TERCEIRA POSIÇÃO NO RANKING

Mesmo que a cena impressionante da chegada de Alistair carregando o seu irmão Jonathan Brownlee na linha de chegada tenha atraído a atenção de todos, tirando o foco da vitória do sulafricano Henri Schoeman, Mário Mola é o novo campeão do circuito mundial de triathlon olímpico em 2016 com quatro pontos de diferença em relação ao segundo colocado, Jonathan Brownlee. E Fernando Alarza (ESP) ficou com a terceira posição no ranking final.

Com a combinação de resultados e pontos da prova de ontem, principalmente com o segundo lugar de Jonathan Browlee, bastava a quinta posição de Mário Mola para ele tornar-se campeão, e assim ocorreu, como todos já sabem.

Com o título conquistado, Mario Mola entrou para história do triathlon mundial junto com o seus compatriotas Javier Gomez e Ivan Rana como Campeões da Elite Masculina do Triathlon Mundial.

O time espanhol entrou com um recurso ao fim da prova requerendo a desclassificação de Jonathan Brownlee por ter recebido ajuda de outro atleta para completar a prova, violando assim, a regra contida no apêndice K, n.7 da ITU (Accepting assistance from anyone other than a Technical Official, race official or other athlete —- Penalidade: If it is possible to amend and return to the original situation Stop and go – If not: DSQ). Por unanimidade, o corpo de jurados da ITU indeferiu o recurso apresentado, visto que a regra permite que o atleta receba ajuda de outro atleta, como foi o caso ocorrido.

Com a nona posição obtida na prova e depois de uma temporada bem regular, marcando importantes pontos no circuito, Fernando Alarza ficou na terceira posição no ranking, colocando a Espanha no topo do triathlon mundial com dois atletas.

Sobre a prova e sua conquista, Mário Mola disse: “Primeiramente, esta não era uma forma que eu gostaria de vencer o título mundial. Felizmente, eu consegui chegar no top 5 com o Jonny não vencendo a prova. Honestamente, eu estava realmente considerando o tempo todo que Alistair estava ajudando o Jonny” e continua o espanhol: “Assim, eu pensei, eu serei segundo novamente, mas eu lutei até o fim assim mesmo. E quando eu ouvi que Jonny não estava sentindo-se bem, eu pensei ‘Eu preciso lutar até o fim’. Nós queremos que todos estejam bem na linha de chegada, este não foi o jeito que eu queria que fosse, mas isto é triathlon”.

Os brasileiros no ranking final foram: Diogo Sclebin (50ª posição com 735 pontos), Danilo Pimentel (66ª posição com 546 pontos), Anton Ruanova (109ª posição com 220 pontos) e Reinando Colucci (147ª posição com 72 pontos).

RANKING FINAL DO 2016 ITU WORLD TRIATHLON SERIES
1. Mario Mola ESP ESP 4819
2. Jonathan Brownlee GBR GBR 4815
3. Fernando Alarza ESP ESP 4087
4. Henri Schoeman RSA RSA 3160
5. Richard Murray RSA RSA 2975
6. Ryan Bailie AUS AUS 2893
7. Crisanto Grajales MEX MEX 2822
8. Pierre Le Corre FRA FRA 2810
9. Adam Bowden GBR GBR 2700
10. Alistair Brownlee GBR GBR 2679

 

COMPARTILHAR