Marcus Fernandes e Mariana Penatti vencem a quarta etapa do Troféu Brasil de Triathlon

Marcus Fernandes e Mariana Penatti vencem a quarta etapa do Troféu Brasil de Triathlon

Os santistas Marcus Fernandes e Mariana Penatti foram os vencedores da quarta e penúltima etapa da 27ª edição do Troféu Brasil de Triathlon, competição disputada na manhã deste domingo (08), na praia da Aparecida, em Santos, litoral paulista.

A prova, considerada uma das tradicionais da América Latina, contou com a participação de centenas de atletas de todo o Brasil, que percorreram a distância olímpica de 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida, no caso dos profissionais e, metade das distâncias, nas categorias amador short.

Bicampeão do certame, Marcus Fernandes, da equipe MF Racing esteve soberano durante toda a prova. De ponta a ponta e sempre com uma boa vantagem para os seus concorrentes, ‘Marquinhos’ finalizou a sua participação em primeiro lugar com o tempo de 01h54m47s. Em segundo lugar chegou o paulistano Fernando Toldi com o tempo de 01h56m19s, à frente do brasiliense Henrique Siqueira, líder do certame, que chegou em terceiro, com o tempo de 01h57m20 seg.

Após os resultados desta quarta etapa, a briga deverá ser acirrada na última prova do ano pela conquista do título. A competição, marcada para o dia 03 de dezembro, terá peso 2 e, portanto, muitos atletas deverão estar presentes. A classificação geral mostra até agora muito equilíbrio, com o brasileense Henrique Siqueira na primeira colocação com 573 pontos, mas que ainda terá que descartar algum resultado, conforme prevê o regulamento.

Em seguida aparece Fernando Toldi com 458,5 pontos e, em terceiro, Marcus Fernandes com 417, ambos já com etapas descartadas. “Está tudo absolutamente aberto e, a partir de agora, vou procurar me preparar bem para chegar nesta última etapa voando”, definiu Fernandes, que já havia vencido a terceira etapa em agosto.

Entre as mulheres, Mariana Penatti venceu pela primeira vez uma etapa do Troféu Brasil. A santista da equipe MF Racing esteve sempre na liderança e fechou a prova com o tempo de 02h18m21seg. Já a brasiliense Nayara Luniere chegou em segundo com o tempo de 02h23m41seg enquanto a outra santista, Rosecler Costa, ficou em terceiro com 2h33min37seg.

A campeão do ano passado e líder desta edição, a triatleta Fernanda Garcia não participou da prova. Preferiu ficar treinando para o seu próximo desafio e, assim, usar essa edição como descarte na classificação geral. Para a última prova, a disputa do título deverá ficar entre as duas triatletas, já que Fernanda Garcia está com 481 pontos e Nayara Luniere 458 pontos.

“O campeonato deste ano está muito interessante, não apenas pela briga pelo título, mas sobretudo, pela importante participação dos atletas amadores em todas as categorias em disputa. Para a última etapa teremos diversas atrações, em especial, uma homenagem ao renomado Leandro Macedo, que marcou história no Troféu Brasil e que estará presente numa disputa entre amigos”, explicou Núbio de Almeida, organizador da prova.

Campeonato Santista

Dentro do Troféu Brasil de Triathlon, a Prefeitura de Santos realiza o 2º Campeonato Santista de Triathlon, que recebe nesta edição o nome de Torneio Edmílson José Scrassulo Filho, em homenagem ao santista que faleceu em 22 de dezembro de 2016 quando nadava em uma praia no Rio de Janeiro.

Ambas as competições voltam a ocorrer em Santos no próximo dia 03 de dezembro, com a realização da quinta e última etapa dos certames.

Resultados da quinta etapa do Troféu Brasil de Triathlon
Profissional Masculino
1 Marcus Fernandes – 1h54min47seg
2 Fernando Toldi – 1h56min19seg
3 Henrique Siqueira – 1h57min20seg
Profissional Feminino
1 Mariana Penatti – 2h18min21seg
2 Nayara Luniere – 2h23min41seg
3 Rosecler Costa – 2h33min37seg
COMPARTILHAR