DICAS PARA AUMENTAR A SUA VELOCIDADE MÉDIA NO CICLISMO DO TRIATHLON

A velocidade média é uma forma simples de mensurar o seu aumento de performance, embora não seja a única.
A velocidade média é uma forma simples de mensurar o seu aumento de performance, embora não seja a única.
A velocidade média é uma forma simples de mensurar o seu aumento de performance, embora não seja a única. E você pode analisá-la em diversos gadgets disponíveis hoje no mercado.

AUMENTE A VELOCIDADE MÉDIA DO SEU PEDAL COM ALGUMAS DICAS BEM SIMPLES

Todo triatleta precisa mensurar a sua condição física para saber como está a sua evolução de performance. Existem inúmeros parâmetros de avaliação, mas um dos mais simples e mais comentados nas redes sociais ou no grupo de amigos é a velocidade média.

Existem maneiras que podemos melhorar a velocidade média e abaixo enumeramos algumas que encontramos, embora não seja o nosso objetivo esgotar as possibilidades:

  • Diminua sua área frontal: o vento é o principal inimigo no ciclismo e a maior resistência ao vento é oferecida pelo corpo humano. Então, antes de gastar rios de dinheiro numa road bike aero ou numa roda de perfil alto, procure diminuir a sua área frontal melhorando a postura ao pedalar, evitando cotovelos abertos e um tronco muito ereto. Alinhe os cotovelos para dentro do corpo e levemente dobrados, com a parte superior do corpo ligeiramente inclinada e pedale com as pernas alinhadas ao quadril, sem abrir os joelhos durante o ciclo da pedalada;

    Pedalar segurando o drop do guidão e usar roupas justas ajudam a na aerodinâmica diminuindo a sua área frontal.
    Pedalar segurando o drop do guidão e usar roupas justas ajudam  na aerodinâmica diminuindo a sua área frontal.
  • Use mais o drop do guidão: uma continuidade da dica acima é pedalar o máximo possível de tempo no drop do guidão caso não use clip ou esteja no pelotão;
  • Use roupas justas: não use camisas ou bermudas largas para pedalar as quais ficam “panejando”, caso contrário, funcionarão como um paraquedas;
  • Freie o menos possível: parece lógico, mas quanto mais você freia, mais você terá que acelerar para retomar a velocidade anterior, aumentando o desgaste físico, a dica, então, não é só frear menos, mas também tentar conservar a velocidade de rodagem, buscando um passo constante;
  • Aprenda a curvar em cones: aprender a curvar, principalmente em provas em que se faz os retornos em cones, é um fundamento básico do triathlon. Melhore a habilidade de fazer curvas na tangência, na correta relação de marchas para poder retomar a velocidade e usando os freios na medida certa;
  • Perca peso: perder peso é fundamental para aumentar a velocidade, principalmente em subidas, além de você diminuir a sua área frontal;
  • Faça treinos intervalados: com certeza a dica mais importante de todas aqui. Não é a mais simples, pois é importante ter a orientação de um professional, mas pode ter certeza – os treinos intervalados são a chave para você ficar veloz;
  • Construa músculos: o ciclismo exige toda uma musculatura específica e você pode desenvolvê-la na academia levantando pesos ou, literalmente, “malhar” pedalando, isto é,  pedale com a famosa relação “big gear”, frequentemente encontrada na relação 53×14/13/12 com uma cadência de 50 a 60rpm;
  • Pedale em grupo: o benefício de pedalar em grupo não é só pelo fato de estar no pelotão e, assim, abrigar-se do vento na zona de vácuo, mas o de esforçar-se para pedalar no grupo. Claro, procure amigos que tenham rendimentos similares ao seu ou um pouco acima, para que você possa aproveitar o treino em todos os sentidos.
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