CORRA MELHOR NO VERÃO

Sol e dias lindos são uma boa pedida para aquela corrida, mas devemos ficar atentos a essa época, pois as altas temperaturas podem te “cozinhar”. Nosso corpo é projetado para manter a temperatura dentro de uma faixa aceitável para que ele funcione normalmente e sem danos.

O calor excessivo corporal faz com que nosso corpo reduza o ritmo e não consiga realizar aquele pace ou distância que você estava treinando. Sabe aquela fadiga total que não sabemos explicar? Então é isso, corpo mole, as pernas não respondem, câimbras e por aí vai, mas isso é uma proteção do corpo para manter a temperatura. 

TREINE NA HORA CERTA – Nessa época treine em horários mais frescos, como o início da manhã e o final do dia. Comece a realizar aos poucos os treinos com mais sol e calor. Faça a cada semana 15 minutos mais tarde, isso vai preparar o seu corpo aos poucos e com o tempo você conseguirá correr em baixo daquela lua durante suas provas. Funciona como um treino de adaptações fisiológicas, aumente o tempo sob calor excessivo que o corpo vai se adaptando, mas não tenha pressa. 

PROTEÇÃO SOLAR – Não se esqueça de passar protetor solar e opte por roupas leves e claras, de preferência com proteção solar e boné. Isso ajudará o seu corpo a manter a temperatura ideal. 

HIDRATAÇÃO – A hidratação nessa época é primordial, mas não devemos pensar na hidratação somente durante o treino e sim na água que bebemos durante todo o dia. O recomendado são 35ml de água por quilograma de peso por dia, faça os seus cálculos e beba a água necessária durante o dia todo. 

A água participa de quase todas as funções do nosso organismo, ela ajuda no transporte de nutrientes, absorção de vitaminas, melhora o funcionamento do intestino, controla a pressão sanguínea dentre outras. 

Recomendamos que você tenha a sua garrafinha sempre por perto e caso necessário utilize os aplicativos que avisam o momento correto de beber água, mas o que não pode é querer beber toda água do mundo durante o treino. Quem não se hidrata durante o dia, sentirá aquela sede doida no treino e terá que beber muita água, mas isso pode deixa-lo com a barriga cheia, trazendo desconforto durante a corrida.

BENFÍCIOS – Treinar no calor possui seus benefícios, pois é um fator a mais para o corpo tentar se adaptar, essas adaptações aumentam sua capacidade cardiovascular e melhora a regulação de temperatura do nosso corpo. 

O indicado é que você procure um profissional de Educação Física para planejar os seus treinos, um bom planejamento levará em consideração o clima e terá estratégias para o melhor desenvolvimento dos seus treinos. 

Por Fábio Lemes, treinador de triathlon e corrida. Instagram: @coach_lemes

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