Como largar no IronMan no sistema de ondas.

Largada em 2015 ainda não era em ondas. Crédito Foto: Erik Coser/AllTriNews.

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Largada em 2015 ainda não era em ondas. Crédito Foto: Erik Coser/AllTriNews.
Largada em 2015 ainda não era em ondas. Crédito Foto: Erik Coser/AllTriNews.

Neste ano a organização do IronMan Brasil implementou a largada em ondas para todos os triatletas no dia 29 de maio, em Florianópolis. É uma medida já adotada pelo circuito IronMan em diversas provas espalhadas pelo globo terrestre e tem como principal objetivo a segurança dos atletas e minimizar o vácuo durante o pedal.

Todo ano surge a famosa polêmica pós-prova do vácuo no ciclismo de Florianópolis e acreditamos que a largada em onda possa mitigar esta ocorrência, mas nada afastará esta conduta anti-desportista se os próprios atletas não mudarem o comportamento durante o ciclismo. É muito mais bonito perder com a honestidade do que vencer com a mentira.

Pensando na largada em ondas e na natação em geral, elaboramos algumas dicas para você fazer uma boa largada:

  1. Onde posicionar-me no meu grupo de largada? Se você é em excelente nadador, posicione-se na frente do grupo, pois largando atrás você poderá ser bloqueado pelos mais lentos.  Se você tem uma natação legal, com tempos na casa de 55′ a 1h15′ em IM, é interessante você ficar logo atrás dos nadadores mais rápidos. Os triatletas que nadam nesta faixa de tempo são os que costumam nadar em grandes grupos, então aproveite-se desta situação para economizar energia e nadar na grande esteira. Agora, se você é um triatleta que tem uma natação fraca, faça sua largada mais atrás, pois o que mais ouvimos é que estes atletas tem medo de nadar em grandes grupos, então, começar a prova atrás da sua wave é uma medida de segurança, pois você não será atropelado por nadadores rápidos e poderá iniciar a prova no seu próprio ritmo;
  2. Se o dia estiver ventando muito e com mar agitado? Bem, não há muito o que fazer, pois não tem como mudar o clima, mas o mar em Jurerê não é muito complicado, sendo considerado fácil para uma natação no mar. Para os melhores nadadores, com certeza o mar mexido e com vento é o ideal e posicionar-se bem na largada é fundamental, pois com certeza o grupo de nadadores fortes abrirá uma vantagem ainda maior sobre os mais lentos. Para aqueles cuja natação é lenta, tente o máximo possível acompanhar aqueles que passarem por você, mesmo que seja por apenas 5″ ou 10″. A ideia é aproveitar todo e qualquer esteira. E observe a direção do vento, como por exemplo, se o vento estiver vindo da esquerda para a direita, procure ficar à esquerda de um atleta, assim você fica um pouco mais protegido da ondulação e ainda aproveita um pouco da esteira;
  3. Pense em sua natação de uma forma global: não nade como se fosse para ganhar a prova na natação. Mesmo que você seja um excelente nadador, concentre-se em otimizar sua técnica. Como você nada muito bem, então conserve energia para jogar o jogo o dia inteiro. Se você é um nadador lento, procure relaxar. Não deixe o medo e a ansiedade tomar conta de você. Há várias pessoas na mesma situação que a sua, nadando lentamente, além disso tem o staff da prova perto e observando-o. Lembre-se, você não está na prova para ganhar o título mundial, está lá para fazer o seu melhor. Aproveite o mar de Jurerê!! É uma delícia nadar lá;
  4. Chegue cedo na largada da prova e leve consigo sua hidratação e um gel para consumir enquanto você espera a sua vez;
  5. Aqueça antes de largar: Isto ajudará você a relaxar e estar mais íntimo da água na hora derradeira, sem tomar aquele choque térmico. Indicamos você nadar uns 400m. Faça 100m solto, com respiração bilateral. 2x25m com punho fechado para melhorar a sensibilidade e a técnica na próxima série. 2x25m forte para observar o apoio na água e sentir a água. 1x50m respiração frontal e 1x50m nado forte. 100m solto;
  6. Controle suas emoções o máximo que puder enquanto espera a sua largada. Foque no que você precisa fazer. Visualize-se tendo sucesso. Pense em como a água interage-se com a sua pele, seu rosto, sua mão. Imagine-se respirando corretamente durante a natação. Veja-se apoiando a mão durante as braçadas. São técnicas mentais de visualização que lhe ajudarão a diminuir a ansiedade e o relaxarão.

– 6h45 – Largada Elite Masculina
– 6h50 – Largada Elite Feminina
– 7h05 – 7h30 – Largada Faixa Etária em ondas
– 7h05 – M 30-34 (touca laranja)
– 7h10 – M 35-39 (touca vermelha)
– 7h15 – M 40-44 (touca verde)
– 7h20 – M 45-49 (touca amarela)
– 7h25 – M 18-24 (touca azul)
– 7h25 – M 25-29 (touca azul)
– 7h25 – M 50-54 (touca azul)
– 7h25 – M 55-59 (touca azul)
– 7h25 – M 60-64 (touca azul)
– 7h25 – M 65-69 (touca azul)
– 7h25 – M 70-74 (touca azul)
– 7h30 – Todas as Mulheres (touca pink)

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