Cinco dicas para comer bem e melhor nas festas de fim de ano

Cinco dicas para comer bem e melhor nas festas de fim de ano

Mariana Comério, médica pós-graduada em nutrologia, elaborou para os nossos leitores cinco dicas para comer bem e melhor nas festas de fim de ano sem sabotar todo o ganho obtido durante o ano de 2017


Festas de fim de ano: como passar por elas sem comprometer seus resultados?

Sempre que o mês de dezembro chega, observo dois tipos de pessoa. O primeiro tipo guarda o plano alimentar na gaveta e repete para si mesma que não há mais tempo de fazer dieta, e que é perda de tempo continuar fazendo suas atividades físicas. Afinal, há muitas confraternizações de final de ano e as festas de Natal e Réveillon já estão muito próximas.

Já o segundo fica desesperado com medo de perder todo o resultado alcançado por conta dessas festividades. A pessoa deixa de ir a algumas, faz dieta nas outras, ou ainda não consegue se controlar, come tudo que aparece e depois fica super arrependida. Defendo que você não precisa se encaixar em nenhum desses perfis.

As festas de fim de ano fazem parte da nossa cultura e podemos passar por elas sem grandes prejuízos, levando uma vida normal e regrada durante todo o mês; e abrindo as exceções necessárias para aproveitar a vida com equilíbrio. Lembre-se que emocionalmente é importante participar desses momentos, faz parte da vida.

O resultado que você construiu o ano todo não vai embora porque você foi a algumas confraternizações e por conta das festas de fim de ano. O segredo é não ser a pessoa do primeiro tipo, nem a do segundo. Deixe as exceções para os momentos especiais! O restante é rotina normal, com dieta e atividades físicas. Essa é a primeira e mais importante das dicas.

Vamos às outras, que têm mais a ver com as suas escolhas durante os momentos sociais:

➡ Priorize sempre as opções proteicas, ou seja, nas carnes;
➡ Escolha apenas uma fonte de carboidrato;
➡ Não exagere na gordura (mesmo as mais saudáveis);
➡ Em relação às sobremesas, escolha as que vc mais gosta e prove pequenas porções;
➡ Caso queira consumir bebidas alcoólicas, escolha as low carb (destilados, vinho, espumantes…) e não exagere!

Coma com prazer! Escolha as opções que realmente gosta (não saia experimentando tudo que é servido!). E depois, siga a sua rotina normal! Nada de sair fazendo loucuras para compensar, o corpo vai eliminar a retenção em poucos dias.


Dra. Mariana Comério, Médica – CRM/ES 12323, pós-graduada em Nutrologia.

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