Apresentação das Chapas para a eleição da CBTRI

Apresentação das Chapas para a eleição da CBTRI

No dia 22 de abril de 2017, na cidade de Vila Velha ES, será realizada a eleição da nova diretoria da entidade máxima do triathlon brasileiro, a CBTRI. Estaremos colocando nos próximos dias a composição das respectivas chapas e suas propostas. Vamos iniciar com a a Chapa Triathlon Brasil Sempre.


MARCO LA PORTA E A CHAPA TRIATHLON BRASIL SEMPRE

Marco Antônio La Porta, 49 anos, é um dos pré-candidatos à presidência da CBTri. Nascido no Rio de Janeiro, La Porta formou-se em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército e é Coronel da Reserva do Exército Brasileiro, ao qual serviu por 30 anos.

Possui duas pós-graduações na Universidade Gama Filho, uma em Treinamento Desportivo e outra em Fisiologia do Exercício, além de ser Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco.

La Porta ingressou no triathlon em 2001 como treinador da equipe do Exército e, posteriormente, da equipe das Forças Armadas. Desde 2003 faz parte do corpo diretivo da CBTri, sendo promovido à Direção Técnica no final de 2009, cargo o qual exerce até o momento.

O carioca possui ainda em seu currículo experiências como Gestor Técnico de Triathlon nos Jogos Panamericanos de 2007; Chefe da Equipe Brasileira de Triathlon nos Jogos Olímpicos de Londres e do Rio de Janeiro, e dos Jogos Panamericanos de Toronto 2015; Vice-presidente da Federação de Brasília. Além de suas funções na CBTri e o treinamento de atletas de alto rendimento, continuou exercendo suas atribuições no Exército Brasileiro até 2014, quando se aposentou, passando a se dedicar integralmente ao triathlon.

La Porta afirma que entende a necessidade de cada um dos membros da comunidade do triathlon e que conhece profundamente a CBTri e o triathlon mundial, possuindo relações sólidas com a ITU, CAMTRI, COB, Ministério do Esporte e as outras Confederações. “O meu trabalho na CBTri me permitiu também conhecer cada federação, saber das suas necessidades e entender as suas peculiaridades.”

A Chapa Triathlon Brasil Sempre, encabeçada por La Porta, apresenta como vice-presidente Ernesto Pitanga, atual Presidente da Federação Baiana de Triathlon. Conta ainda com a participação do triatleta Virgílio de Castilho, medalhista de prata nos Jogos Panamericanos de 2003, o qual exercerá as funções de CEO da Confederação, e do triatleta Armando Barcellos, o representante brasileiro nos Jogos Olímpicos de Sydney.

Esta chapa tem como visão transformar o Brasil em uma das 5 potências mundiais do triathlon até os Jogos Olímpicos de 2024, através do apoio ao alto rendimento, da reformulação das seleções nacionais, da implementação de uma Rede Nacional de Treinamento de Triathlon (RNTT) e do estímulo ao Programa de Detecção e Desenvolvimento de Talentos. Outro ponto de preocupação da chapa é o combate ao doping, tema em destaque no mundo do esporte na atualidade.


Por Hellen Fante, advogada, triatleta amadora e contribuinte freelance da Revista Alltrinews.

COMPARTILHAR