A importância dos micronutrientes para a performance esportiva

Dieta low carb ou high carb? Proteína após o treino? A maioria dos questionamentos ficam em torno dos macronutrientes, que são as proteínas, carboidratos e lipídeos. De fato, a distribuição dos macronutrientes fazem toda a diferença no desempenho esportivo. Porém, além dos macronutrientes, temos que nos atentar a outro ponto: os micronutrientes.

Os micronutrientes são as vitaminas e minerais. Eles estão envolvidos no metabolismo energético, defesa antioxidante, sistema imunológico, contração, reparação e crescimento tecidual e muscular, ritmo cardíaco, saúde óssea, transporte de oxigênio, interagem com as enzimas responsáveis pelo metabolismo dos macronutrientes citados anteriormente.

A deficiência de um ou mais micronutrientes pode levar a grandes prejuízos no desempenho esportivo, seja diretamente, pela reduzida capacidade do atleta treinar efetivamente como acontece na deficiência de Ferro, por exemplo, ou indiretamente, por favorecer doenças ou lesões, como o impacto que a deficiência de vitamina D pode causar na saúde óssea.

A essa altura da leitura você pode estar pensando que tomar multivitamínico pode ser uma boa. Mas não é por aí. Estudos mostram que o nosso corpo absorve mais os nutrientes da comida do que de suplementos. Uma dieta equilibrada têm benefícios positivos para a saúde, e esses benefícios não são encontrados em suplementos. Suplementos de vitaminas e minerais não podem compensar uma dieta não saudável.

A suplementação será importante e necessária para prevenir e/ou corrigir uma deficiência nutricional quando os parâmetros bioquímicos indicarem deficiência, quando o indivíduo apresenta sinais e sintomas clínicos compatíveis com prejuízo de função de determinado nutriente e quando existirem condições de doença que promovam a deficiência de um ou mais nutrientes, nesse caso, considerando as possíveis interações medicamentos vs nutrientes. 

Para a maioria dos atletas, as necessidades dos micronutrientes podem ser asseguradas por uma dieta variada e equilibrada. Invista na sua alimentação!


Catarina Denise Entringer Contreiro, Nutricionista, Mestra em Nutrição e Saúde. Instagram: @nutri.catarinaentringer

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