Como podemos melhorar a preparação física com a temporada praticamente sem competições, devido à crise sanitária provocada pelo Covid-19? Esta é uma pergunta que todos precisamos nos fazer e, com a(s) resposta(s), é hora de fazer o trabalho.

Os atletas amadores normalmente priorizam ou apenas se dedicam ao treino específico da modalidade que praticam e deixam de lado outros treinos fundamentais para a preparação física. Essa prática é completamente compreensível, visto que a rotina de vida é bastante agitada para a maioria das pessoas. Disponibilizar algumas horas do dia para praticar o treino específico e conciliar com os compromissos profissionais e familiares já é um desafio.

O momento atual permite uma atenção especial nos cuidados daquela lesão ou dores que insiste em voltar e daquela limitação que atrapalha a evoluir no esporte. Aproveite para deixar o corpo todo em equilíbrio e harmonia, o que trará benefícios globais para sua preparação física.

Principais causas de lesões

As principais causas de lesões tem a ver com:

  • Restrições de Mobilidade: Tornozelos, Quadril e Coluna Torácica foram feitas para serem  móveis;
  • Tensões (na banda Iliotibial e na panturrilha são as mais comuns);
  • Fraqueza muscular: Diminui a potência e causa compensações e danos;
  • Instabilidade Motora: Pés, Joelhos e Coluna lombar devem ser estáveis;
  • Tipo de pisada: A forma como os pés tocam o solo;
  • Desalinhamento.

Equilíbrio nos treinos

Organize os treinos com variações e atividades complementares, incluindo exercícios diferentes e importantes na rotina semanal. Portanto, organize a planilha incluindo exercícios de mobilidade, estabilidade e força.

Os exercícios de mobilidade são ótimos para aquecer e preparar o corpo para o treino. Então otimize o tempo e faça-os antes dos treinos, tanto nos de resistência como nos de força.

Faça exercícios de força pelo menos duas vezes por semana e procure realizar exercícios livres (sem o auxílio de aparelhos). Inclua exercícios unilaterais e que exijam concentração e equilíbrio, ajudando assim na estabilidade das articulações e equilíbrio das forças (direito e esquerdo).

Seu corpo irá responder tão bem a esses estímulos que eu tenho certeza que você não irá abandonar essa nova rotina.