Todas as práticas esportivas ou programas de treinamento serão melhores aproveitadas, tanto em segurança quanto em eficiência e prazer, quando respeitados os limites e particularidades de cada indivíduo. Dessa forma, o melhor caminho é realizar uma avaliação física antes de iniciar um esporte ou programa de treinamento.

O que é uma Avaliação Física?

A Avaliação Física é um conjunto de testes que permitem identificar as limitações, particularidades, potencialidades do indivíduo bem como realizar uma triagem acerca de elementos que interferem diretamente na prática da modalidade escolhida. Não é interesse dos processos avaliativos “aprovar” ou “reprovar” o indivíduo, mas sim, orientá-lo a melhor e mais segura maneira de praticar seus treinos.

Quais são as informações obtidas numa avaliação física?

Os exames e testes realizados demonstram a situação do indivíduo quanto as suas valências físicas bem como sua distribuição de massas (músculos e gordura).

  1. Composição Corporal
    • Identificação da distribuição de massas muscular, adiposa e de água corporais que irão classificar o indivíduo dentro de valores referenciais.
  2. Dermatoglifia
    1. Exame que permite detectar as predominâncias de tipos de fibras musculares e, com isso a predisposição do indivíduo para atividades de resistência e força.
  3. Teste de Resistência Muscular
    1. Exame que identificará o grau de resistência muscular para direcionamento na elaboração dos treinos e comparações futuras acercadas evoluções pós treinamento.
  4. Teste de Flexibilidade
    1. Exame que identificará o grau de flexibilidade muscular e articular do indivíduo.
  5. Teste de Agilidade e Teste de Força
    1. Exame que identificará o grau de agilidade e força muscular.
  6. Teste de aptidão cardiorrespiratória
    1. Exame que identificará o grau de aptidão dos sistemas circulatório e respiratório para a definição de valores ideais de freqüência cardíaca, freqüência respiratória e pressão arterial durante a execução do programa de treinamento.

Na avaliação física realizada pelo profissional de educação física também são levados em consideração as disponibilidades de dias, horários e períodos possíveis para os treinos bem como as questões que englobam particularidades da rotina pessoal e profissional do indivíduo.

Como faço uma Avaliação Física?

Existem clínicas de exercícios físicos e profissionais de Educação Física que oferecem este tipo de serviço a custos que variam entre R$ 50,00 a R$ 500,00 dependendo dos testes escolhidos.

A avaliação Física vai oferecer ao indivíduo avaliado as informações que ele precisa para iniciar os treinamentos de forma correta bem como orientar quanto às informações que precisam ser investigadas através de outras avaliações mais detalhadas.

Quais são as avaliações que podem ser solicitadas?

Avaliação Cardiológica – Teste ergométrico ou ergoespirométrico

Teste realizado por um cardiologista que vai avaliar os sistemas circulatório e respiratório com o intuito de identificar o nível de condicionamento do indivíduo bem como a existência de limitações e/ou particularidades quanto ao funcionamento desses sistemas. Neste exame é fornecido os parâmetros de Volume de Oxigenação, Comportamento e Valores de Frequência Cardíaca ideais para o treino e Comportamento da Pressão Arterial.

Avaliação Ortopédica – Radiografia Panorâmica com escanometria, Teste de pisada, Testes articulares e Avaliação postural.

Testes realizados por um ortopedista que permitirão avaliar disfunções posturais, desalinhamento de cadeias musculares, o tipo de pisada (pronada, neutra ou supinada) – importante na escolha do tênis, possíveis desníveis de membros inferiores (diferença no comprimento das pernas) e encurtamentos ou hipermobilidades articulares.  Dados importantes para o trabalho de distribuição das ações musculares e, principalmente na prevenção de lesões do sistema musculoesquelético.

Avaliação Nutricional

Avaliação realizada por um nutricionista que irá avaliar os hábitos alimentares e organizar as refeições conforme as necessidades nutricionais do indivíduo.

Todas essas avaliações criarão o cenário ideal de informações para que os treinos sejam bem orientados, executados e apresentem eficiências em seus resultados, diminuindo os índices de lesões por Overtraining ou Overuse bem como facilitar a aderência e a permanência nos esportes escolhidos.