5 dicas de natação essenciais para o Ironman Florianópolis 2017

Foto por Tom Pennington/Getty Images for Ironman.

Nade bem com as 5 dicas de natação para o Ironman Florianópolis 2017

Chegou a hora do grande dia. Faltam poucos segundos para a largada e 2500 atletas estão alinhados para um dia inteiro de diversão. Não estrague o seu dia com erros básicos na natação. Confiram as 5 dicas de natação abaixo:

Aquecimento

O aquecimento é importantíssimo e, muitas das vezes é negligenciado pela ideia de que a prova é longa e não é preciso aquecer-se. Erro mortal!!!

Aqueça nadando um pouco e aproveite para fazer alguns educativos de palmeteio para melhorar a sensibilidade com a água.

Caso esteja muito frio e para evitar perder energia aquecendo-se do frio, o indicado é fazer um trote e não a natação.

Levar o elástico de treinos dentro de sua sacola de transição é uma boa tabém. Antes de ir para a praia em Jurerê, faça alguma séries com o elástico dentro da transição. Isso vai ativar a musculatura que será usada na primeira modalidade do dia.

Equipamento novo

A expo do Ironman Floripa tem muitas tentações para os triatletas. Não comprar algo na feira é quase um sacrilégio. Mas cuidado, não vá usar a novidade no dia da prova. Não caia no erro de comprar um óculos novo de natação para usá-lo no dia seguinte.

Mantenha a cabeça dentro da caixa

Foi dado o tiro de largada e todo mundo saiu junto. Algumas pancadas serão impossíveis de evitar. Não perca o controle. Mantenha a cabeça dentro da “caixa.” Foque na respiração, no ciclo de braçadas, em apoiar-se na água desde o primeiro momento da braçada. Depois, pensem em puxar a água, em corrigir a batida de pernas etc.

Uma maneira fácil de manter o foco é contar número de braçadas com as respirações que precisará de fazer. É infalível!!

Nutrição

A indicação de nutrição durante a natação no Ironman é sempre uma questão que divide opiniões.

Alguns indicam consumir um gel 15′ antes da largada e deixar para fazer a nutrição durante o ciclismo visto que a maior parte dos triatletas nadam em um ritmo de baixa intensidade, sem necessidade de abastecer o organismo. Acreditamos que esta dica é válida para quem faça um tempo inferior de 1h nos 3800m.

Outros indicam consumir um gel na primeira saída da natação em Jurerê. Aquela corridinha que você dará até voltar à água novamente. É o momento ideal para consumir um gel e manter o nível de energia estável no final da natação e durante a T1, principalmente para aqueles que nadam com um tempo acima de 1h nos 3,8k.

Acreditamos que as duas dicas são importantes. Porque não juntá-las? Se você vai nadar para cima de uma hora, consuma 15′ antes da largada um gel com um pouco de água; depois, na primeira saída, tire um gel que colocou dentro da manga da wetsuit e consuma-o rapidamente.

Ritmo

Mantenha um ritmo constante. Evite acelerações. Encontre um ritmo moderado o suficiente que consiga mantê-lo até o final dos 3800m.

Outra dica é esquecer um tempo específico para completar a parte da água. Há muitas variáveis no dia da prova que irão fazê-lo nadar mais rápido ou não. Caso nade acima do tempo esperado, não tente compensar no início do ciclismo, pois a probabilidade de pagar caro na corrida será bem alta.

Aproveite o dia. Você treinou bastante para este momento. Lembre-se, você terá o dia inteiro para fazer o que mais gosta. Nadar, pedalar e correr.


 

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